Estou aqui para falar sobre a vida cotidiana nos grandes centros urbanos brasileiros e eventualmente do mundo também.
E para começar a minha jornada, vou falar sobre um problema que vem castigando a grande Goiânia há um certo tempo.
Passeando na internet outro dia, acabei visitando o blog de um amigo, e lá encontrei uma matéria que ele havia escrito falando sobre o transporte coletivo de Goiânia. Ultimamente temos visto as inúmeras confusões ocorridas em toda a cidade devido ao caos em que se transformou o nosso transporte público. O poder público de Goiânia, nota-se claramente, não se importa com os cidadãos que dependem desse transporte para irem ao trabalho, ao hospital, à escola, enfim, para qualquer que seja o motivo. A única preocupação do nosso poder poder público é a cobrança exacerbada de impostos e o interesse com assuntos de praticamente nenhuma importância.
No blog do Manoel (o amigo que citei no início), Expressando a Vida eu encontrei até um vídeo feito por um cinegrafista amador que mostra claramente o caos instalado no transporte público de Goiânia. Deixo o vídeo aqui para que vocês vejam como está a nossa situação...
No último dia 20, por volta das 18:30h iniciou-se uma revolta no Terminal Padre Pelágio, no Bairro Ipiranga em Goiânia.
Usuários revoltados com as péssimas condições do transporte público da capital entraram em conflito com a polícia militar, que mais uma vez usou força desnecessária para conter a população revoltada. Um idoso que segundo a polícia estava incitando a manifestação foi agredido com um soco de um policial. Segundo testemunhas o idoso cego de um dos olhos tinha acabado de chegar ao local, quando foi agredido sem ao menos saber o porque.
De acordo com a polícia militar o tumulto iniciou-se devido a grande demora dos ônibus em chegar e sair do terminal. A demora dos ônibus foi associada à lentidão do trânsito que estava totalmente parado desde a região central de Goiânia. A CELG informou que o engarrafamento se deu devido há uma falha na subestação de Campinas que deixou vários bairros da capital sem eletricidade. Ainda segundo a CELG o problema na subestação de Campinas foi resolvido em pouco mais de 30 minutos.
Já no dia 26/05 a revolta se deu no Terminal Praça da Bíblia.
Segundo a polícia militar a confusão pode ter ocorrido por causa de uma manifestação contra o aborto que paralisou o transito na região central de Goiânia. Os motoristas que passavam pelo local tiveram que desviar por outras ruas. Já os ônibus tiveram dificuldades para chegarem ao Terminal da Praça da Bíblia, o que causou a revolta dos usuários que promoveram uma quebradeira e uma baderna total. Vários ônibus que fazem a linha do Eixo Anhanguera ficaram com as janelas quebradas. Cerca de 20 viaturas da PM se deslocaram até o local para conter a fúria dos manifestantes. Crianças choravam desesperadas com medo do cenário.
Não há informações sobre feridos ou sobre detidos.
Goiânia, fora da lista das cidades que sediaram os jogos da copa em 2014 não quis ficar fora do cronograma da FIFA como uma possível cidade dormitório para alguma das seleções estrangeiras e anunciou uma reforma no Estádio Serra Dourada. Inicialmente tinha sido anunciado que o valor da reforma do estádio ficaria na casa de R$ 1,484 milhões de reais. Porém, quando ficou confirmado que a Seleção Brasileira de Futebol disputaria amistoso contra a Seleção da Holanda aqui em Goiânia o valor gasto para a reforma do estádio ultrapassou a soma de R$ 1,5 milhões de reais.
Esse dinheiro foi, na minha opinião, jogado no lixo, pois a última vez em que a Seleção Brasileira jogou em Goiânia foi em 2006, há 5 anos atrás e ninguém sabe quando será a próxima vez que ela voltará e se voltará. Mas há um consolo. Enquanto o governo se diverte gastando Milhões de reais em obras inúteis em Goiânia, nossas crianças e idosos estão morrendo nos corredores dos hospitais por falta de leitos para internação, por falta de médicos e muitas vezes por simples e pura falta de vontade por parte dos hospitais em prestar serviço para o cidadão que paga seus impostos em dias e vê seu dinheiro sendo jogado fora para custear caprichos de um governo que até agora tem se mostrado inútil.
Bom meus amigos, eu entrei aqui para falar sobre transporte. Mudei um pouco o rumo e falamos sobre futebol e saúde. Mas estes assuntos serão abordados em breve aqui no blog.
E para finalizar, eu espero sinceramente que as coisas mudem daqui para frente, porque do jeito que elas estão, logo logo estoura uma rebelião generalizada e aí ninguém mais vai conseguir conter a ira da população.
Redator: Euzebio H. Alves





VIROU PIADA TRANSITO EM GOIANIA, "NA AV. T-7, MARGINAIS ASSALTARAM O BB E FUGIRAM DE ONIBUS. O TRANSPORTE COLETIVO DE GYN É TÃO BOM Q O BUSÃO SÓ CHEGOU MEIA HORA DEPOIS E PASSOU LOTADO. MAS O TRANSITO É TÃO MARAVILHOSO Q A VIATURA NÃO ALCANÇOU. QUEM CHEGOU ANTES FOI UM CÁGADO, QUE HAVIA ACABADO D FUGIR DA MORTE NO ZOO." COLUNA CAFÉ CENTRAL, DIÁRIO DA MANHÃ DE 12/06/2011.
É BRINCADEIRA, HEIN?
MANOEL
BLOG EXPRESSANDO A VIDA
PARCEIRO DO REDAÇÃO GOIÂNIA